Quantidade de Páginas visitadas

10ª Gestão
Diretora: Ivonete de Souza Mareti
O Sistema Prisional Brasileiro
O mundo invisível com que lidamos - clique e veja as fotos



Os alunos vão aprender que microorganismos invisíveis, como bactérias e fungos, causam doenças ou ajudam a ter saúde. Os biólogos já catalogaram mais de 1,5 milhões de espécies de seres vivos. Pelo menos 10% deles são invisíveis a olho nu, mas estão presentes em nossa vida desde que nascemos. A microbiologia faz parte do conteúdo de Ciências e Biologia em todos os níveis de ensino, mas fica mais atraente a partir a partir do conhecimento científico, quando os alunos conseguem desenvolver experiências e atividades que provam a existência dos pequenos seres. "Ao explicar a necessidade de hábitos saudáveis, a professora Jania C. Romig mostra aos alunos do 2ºB diurno e 2ºD noturno, as principais formas de contágio desses microorganismos que transmitem doenças causadas por bactérias, por exemplo, vírus e fungos expostos ao ar ou sobre objetos; um exemplo muito próximo foi o pânico que vivenciamos da gripe H1N1. Foi através de experiências como está apresentadas nas amostras abaixo que os alunos tiveram mais profundidade e contato com o mundo invisível e através deste trabalho puderam reconhecem as maneiras de como evitar as doenças.

__________________________________________________________________________________

CONCURSO DE POESIA - Clique e veja as fotos




No dia 29 de agosto de 2013 no Cianorte Clube ocorreu o Concurso de Poesia Promovido pelo N.R.E. De Cianorte.

Foram premadas as modalidades de autoria e declamação do Ensino Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Comunidade.

O Colégio foi premiado nas seguintes modalidades:

2º LUGAR – Autoria – Ensino Fundamental II – Lucas Calado Bresolino , 8º Ano D, com a poesia “Lembranças”.

2º LUGAR – Autoria – Comunidade – Daiana Rabitto Ribeiro, com a poesia “Outro ser”.

4º LUGAR – Declamação – Ensino Fundamental II – Bruna Lopes de Souza, 8º Ano D, com a poesia “Lembranças” do aluno Lucas Calado Bresolino.

1º LUGAR – Declamação – Comunidade – Patricia Gomes Lopes, 2º Ano C, com a poesia “Outro ser” de Daiana Rabitto Ribeiro



Patrulha Escolar retoma as atividades - clique e veja as fotos


Há sete anos em Cianorte, policiais comemoram resultados e anunciam projetos Atuando em Cianorte há sete anos, a Patrulha Escolar Comunitária retorna as atividades na segunda-feira (29) comemorando os resultados e com planos para o futuro. Representada pelo cabo Luciano Barreto de Oliveira e pelo soldado Laudemir Carlos, a Patrulha Escola é parte da comunidade estudantil e com o trabalho de prevenção que vem realizando criou vínculos com diretores de colégios, que a cada dia contam mais com as ações desenvolvidas pelos policiais.

O recesso foi apenas para os alunos, porque os policiais não pararam nos últimos dias. Enquanto os estudantes aproveitavam os dias de folga, os policiais participaram da Formação Continuada da rede estadual e de um curso de capacitação na sede do Pelotão em Umuarama. “Nós cuidados dos atos infracionais, não de indisciplina. A maior incidência é em brigas com lesões corporais leves, ameaças e casos de bullying. Agora se a agressão for mais séria, tomamos a medida de praxe, levando o acusado para a delegacia. Mas a maior parte dos casos é com adolescentes infratores”, explicou o soldado Laudemir Carlos.

A diretora do Colégio Estadual Primo Manfrinato, Margarida Fecchio Botter, ressaltou a importância do trabalho da patrulha. “Uma vez eles fizeram uma palestra aqui na escola sobre o uso do álcool e o resultado foi maravilhoso. Porque a maioria dos problemas é familiar e o trabalho em conjunto entre escola, patrulha e a família, com orientações, com certeza auxilia na formação dessa pessoa como cidadã”, disse a diretora, ressaltando a importância de outros diretores conhecerem a fundo sobre o trabalho da patrulha. “Tem diretor que por qualquer coisa chama os policiais e não é bem assim que deve funcionar. Eles devem atuar apenas em atos infracionais e não indisciplinares. A falta de disciplina deve ser corrigida no colégio”, enfatizou.

COMBATE ÀS DROGAS

Para 2014 o soldado Carlos quer realizar um trabalho voltado aos professores, com relação ao

consumo de drogas lícitas e ilícitas. “Tem muito professor que nunca viu uma pedra de crack, uma porção de maconha, cocaína, ecstasy, LSD, enfim, e saber identificar e conhecer os efeitos de cada droga é essencial para o bom desempenho do professor hoje em dia. Infelizmente esta é a realidade e esse projeto que quero desenvolver vai levar mais informação ao corpo docente da escola, fazendo até que os alunos passem a ter mais respeito com os professores”, explicou o policial, destacando que a ação deve ser desenvolvida no próximo ano. “É um trabalho burocrático para que possamos pegar essas drogas e levar até aos professores. Temos que ter autorização, local para armazenamento, enfim, são várias etapas que devem ser cumpridas”, finalizou. Além das nove escolas estaduais de Cianorte, a Patrulha Escolar Comunitária atende os distritos de São Lourenço e Vidigal e a escola de Jussara.
ALUNA PALOMA COMITRE GANHA PELA 3ª VEZ MEDALHA NA OBMEP



Paloma Comitre aluna do 1º ano, do Colégio Estadual Primo Manfrinato é um exemplo para os demais colegas. Em sala de aula está sempre atenta e realizando todas as atividades propostas pelos professores. Uma vez por semana se reúne com a professora de matemática Deina Lira Baggio para realizarem estudos em contra turno. Além disso participa do PIC (Programa de Iniciação Científica) oferecido pela UEM a todos os alunos medalhistas da OBMEP.

Dia 11/06/2013 recebeu das mãos a medalha de prata referente ao ano de 2012 das mãos do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns. A cerimônia regional de entrega das medalhas de prata e bronze da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) referente ao ano de 2012 aconteceu em Curitiba e premiou 247 estudantes da rede estadual e 47 da rede municipal. As medalhas de ouro serão entregues no Rio de Janeiro, no dia 19/06/2013.

Segundo Arns, além da valorização da Matemática, a olimpíada contribui para melhorar a qualidade do ensino básico, estimulando as práticas de ensino das ciências exatas. “A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma grande oportunidade que as escolas têm, junto com seus alunos, para participarem de um evento que serve para indicar perspectivas interessantes para o futuro”, ressaltou.

O objetivo principal da Olimpíada é estimular o estudo da Matemática e despertar o interesse de professores e estudantes. “A matemática é fundamental para o desenvolvimento do país. No início, a Obmep buscava descobrir novos talentos na área”, explicou o coordenador estadual, Yuan Jin Yun. Ele ainda lembrou que o evento de premiação serve de motivação para outros alunos se dedicarem aos estudos. O apoio da família é fundamental e interfere positivamente nos resultados da Obmep.

O Paraná teve uma expressiva participação na 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, conseguindo o 5º lugar no número de medalhas. Os alunos paranaenses conquistaram ao todo 35 medalhas de ouro, 69 de prata e 191 de bronze, além de 2.928 menções honrosas que já foram entregues pelos Núcleos Regionais de Educação para as escolas.

PALESTRA COM A PROFª MARICELES C. FECCHIO


Profª. Mariceles Cristhina Fecchio ministrando palestra



O Projeto Conhecendo Direito os seus Direitos, coordenado pela Profª. Mariceles Cristhina Fecchio desenvolveu palestras para todas as turmas de 5ª a 8ª séries do Colégio Estadual Primo Manfrinato. O tema da Palestra foi “Cidadania – direitos e deveres”.

O objetivo principal vinculou-se à possibilidade de oferecer aos alunos noções básicas sobre cidadania. O Projeto de extensão que está em seu 4º ano consecutivo de execução envolve acadêmicos e Professores do Curso de Direito, bem como toda a comunidade.
CENTENÁRIO DA POETISA HELENA KOLODY - Clique e veja as fotos



COLÉGIO ESTADUAL PRIMO MANFRINATO REALIZA NOITE CULTURAL, RENDENDO HOMENAGENS À POETISA PARANAENSE HELENA KOLODY.


No dia 30 de novembro o Colégio Estadual Primo Manfrinato abriu as portas à comunidade escolar para a realização de uma noite cultural, objetivando assim mostrar aos pais os resultados dos diferentes projetos desenvolvidos na escola durante todo o ano letivo. A abertura do evento aconteceu com uma belíssima apresentação da fanfarra estudantil. A temática da valorização da cultura africana e afro-brasileira ficou registrada em vários momentos, com dramatização de peça teatral, danças, desfile com trajes típicos, declamação poética e exposição de diferentes trabalhos artísticos. Mas, a estrela da noite foi a poetisa Helena Kolody, lembrada com uma exposição de maquetes de todas as suas obras, declamações de muitos de seus haicais e poemas e uma dança contando com mais de 100 integrantes, onde os alunos, coreograficamente, representaram um dos seus escritos mais conhecidos “Deus dá a todos uma estrela. Uns fazem dela um sol, outros nem conseguem vê-la. A noite cultural contou também com a presença de autoridades e alguns representantes do Núcleo Regional de Educação.



HALLOWEEN NO COLÉGIO PRIMO MANFRINATO - Clique e veja as fotos



O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. É realizada em grande parte dos países ocidentais, porém, é mais representativa nos Estados Unidos.


A história tem mais de 2.500 anos e surgiu entre o povo celta que acreditavam que no último dia de verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomarem posse dos corpos dos vivos. Para assustarem estes fantasmas, os celtas colocavam em suas casas objetos assustadores como por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.


O Holloween resgata elementos e figuras assustadoras e os símbolos comuns são: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros etc.


No Brasil a comemoração desta data é recente, chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional. Algumas escolas comemoram com seus alunos vivenciando a cultura norte-americana. E assim foi comemorado no Colégio Primo Manfrinato no dia 31 de outubro de 2012, a professora de inglês, Simone Piai, após ter trabalhado em sala de aula com seus alunos a história do Halloween, resolveu demonstrar a toda comunidade escolar na prática, os símbolos da festa. Organizou juntamente com a turma do 3º ano do ensino médio matutino a sala do Halloween, onde os estudantes se fantasiaram e fizeram apresentações interagindo com os demais alunos dos três períodos do colégio.

PROJETO EDUCANVISA - Clique e veja as fotos









EDUCAÇÃO E SAÚDE

A Saúde completa todo o bem estar biopsicossocial do individuo. Portanto para viver bem necessita-se de um equilíbrio, não apenas a ausência de enfermidade. Os aspectos sociais, culturais, ecológicos, psicológicos, econômicos e religiosos fazem parte desse equilíbrio e contribuem para o bem estar de uma população.

Entende-se que uma população saudável contribui para um País ser considerado desenvolvido e sabe-se que não depende apenas da população, mas da relação com o meio ambiente, seu modo de vida, sua cultura, bem como das condições sócio–econômicas e políticas.


Nesse estabelecimento de ensino o Projeto foi destinado ao Professores, alunos e comunidade, visando promover estratégias em educação, comunicação e saúde, com o intuito de formar cidadãos mais conscientes, no que refere à saúde e bem-estar do individuo, fortalecendo assim a comunidade escolar na construção dos processos de melhoria das condições de vida do aluno, bem como de seus familiares.


O enfoque foi dado ao uso inadequado de medicação e o risco da automedicação para a saúde e o hábito de vida não saudáveis e saudáveis. Para a efetivação desse trabalho utilizou-se de pesquisa de campo (entrevista, recolhimento de remédios), seminário em sala aula, produção de slaids e apresentação do trabalho produzido para as demais turmas do estabelecimento com a intenção de conscientizá-los.


Professores
: Vilma de Oliveira C. Frigatti (Arte), Ana Paula Hossaka (Química), Marli Longo (Matemática), José Antonio da Silva (Física), Raquel Cardoso de Moraes (Língua Portuguesa)


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




ALUNO DO COLÉGIO PRIMO MANFRINATO É VENCEDOR DE CONCURSO DE REDAÇÃO - Clique e veja as fotos



O aluno LUCAS EDUARDO e a Profª DINAH FRANKE



No dia 26 de setembro, às 21h00min, o Rotary Club Furquim de Castro de Cianorte realizou um jantar solene na Casa da Amizade, para entrega dos prêmios aos alunos vencedores do concurso de redação promovido pela própria Entidade. O concurso se estendeu a todos os estudantes do 3º ano dos Colégios Estaduais do Município, um texto dissertativo-argumentativo, abordando a temática “A paz começa comigo”. O aluno LUCAS EDUARDO GOMES do Colégio Estadual Primo Manfrinato teve seu texto classificado em 1º lugar, recebendo como prêmio uma bolsa de estudos para o curso Pré-vestibular ofertado pelo Colégio Drummond, uma inscrição no Ryla e um aparelho smartphone. O referido aluno teve sua produção orientada pela professora de Língua Portuguesa, Dinah Franke. As professoras dos alunos classificados também foram presenteadas e receberam certificação. Para a Direção do Colégio, incentivar os alunos a participar de concursos é uma forma de exercitar o conhecimento elaborado bem como valorizar o estudante na sociedade.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FUTSAL DO COLÉGIO PRIMO MANFRINATO PARTICIPA DE JOGO AMISTOSO - Clique e veja as fotos


No dia 09/10/2012, reuniram-se no ginásio de esportes João Bola, os alunos do Programa de Atividade Complementar Curricular em Contraturno de Futsal vespertino, do Colégio Estadual Primo Manfrinato, sobre a orientação do profº Wagner R. Bossa e do Colégio Estadual Profº Caio Mário Moreira, tendo como responsável profº Vanderlei M. Colombel para realizarem um jogo amistoso entre as equipes.

Realizamos várias categorias no masculino, e um jogo feminino, para os alunos(as) com faixa etária de 12 a 16 anos. 

É através do esporte que os alunos podem interagir com os colegas, buscando participar de forma leal e aprendendo também a trabalhar em equipe, seja ganhando ou perdendo. O esporte melhora o rendimento dos estudos no adolescente aumentando a auto-estima valorizando as potencialidades, os talentos de cada indivíduo, aprendendo a ter ética e disciplina. Desenvolve habilidades, coordenação motora e socialização, preenchendo os tempos ociosos, estimulando a vida saudável e prevenção de doenças. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Colégio Estadual Primo Manfrinato parabeniza as alunas pela boa atuação no campeonato de futebol de campo Bom De Bola - Clique e veja as fotos



A direção do Colégio Estadual Primo Manfrinato parabeniza as alunas pela boa atuação no campeonato de futebol de campo Bom De Bola, que ocorreu na cidade de São Tomé nos dias 15 e 16/09/2012.

O Projeto Bom de Bola é um campeonato escolar que promove o esporte amador, a educação para a cidadania e o desenvolvimento humano, democrático e integral de crianças e jovens. É destinado a meninos e meninas matriculados em escolas públicas onde acontece os campeonatos escolares de futebol. 

Este campeonato foi patrocinado por Parati Alimentos, RPC TV e Governo do Estado Do Paraná e, é através destes eventos que podemos descobrir novos talentos. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






 

FANFARRA MUNICIPAL PRIMO MANFRINATO SE APRESENTA NO DESFILE CÍVICO DE CIANORTE EM COMEMORAÇÃO AO DIA 7 DE SETEMBRO - Clique e veja as fotos




7 de setembro – Apresentação de Fanfarra Municipal Primo Manfrinato abrilhanta desfile cívico em Cianorte



No dia 07de setembro de 2012, a Fanfarra Municipal Primo Manfrinato participou do tradicional desfile cívico em homenagem aos 190 anos da Independência do Brasil, na Avenida Souza Naves, cidade de Cianorte.

Mais de 40 instituições participaram da solenidade deste ano, sendo instituições municipais, estaduais, filantrópicas e particulares. 

O evento teve início com o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal pelo Prefeito Edno Guimarães, Deputado Estadual Jonas Guimarães e pelo comandante da 3ª Cia do 11º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Santos. Em seguida, ocorreu a apresentação do Coral Vozes de Cianorte entoando o Hino de Cianorte.

Abrindo o desfile o Corpo de Bombeiros apresentou suas tropas e veículos, sucedido por Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, ARPAC, APAE, centros municipais de Educação Infantil, escolas municipais, privadas e estaduais.Desfilaram também membros da Rainha da Paz, dos Guardiões da Natureza, da Unipar, do CTC (Cianorte Trail Clube), do Grêmio de Reservistas Olavo Bilac e do Tiro de Guerra. A Prefeitura Municipal apresentou parte de sua frota de veículos que possibilitam o atendimento a comunidade em diversas áreas (sociais e econômicas). Houve também a participação do Projeto Toca Orquestra Criança Amiga, do Instituto Morena Rosa.

Durante todo o evento a Fanfarra Municipal Primo Manfrinato tocou para que todos pudessem desfilar. Encerrando as atividades a Fanfarra apresentou seus instrumentistas, comissão de frente e balizas abrilhantando o evento com suas performaces. Os alunos demonstraram que educação, musicalidade e disciplina são partes importantes na sua formação como cidadãos e no exercício de sua cidadania.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



FANFARRA ESTUDANTIL PRIMO MANFRINATO DESFILA NO ANIVERSÁRIO DE 59 ANOS DE CIANORTE - Clique e veja as fotos


FANFARRA ESTUDANTIL PRIMO MANFRINATO

Fundada em 1998, a Fanfarra Municipal Primo Manfrinato tem com sede o Colégio Estadual Primo Manfrinato, sob administração da Diretora Margarida do Carmo Fecchio Botter e diretora auxiliar Ivonete de Souza Mareti. A direção deste colégio juntamente com o apoio da Prefeitura Municipal de Cianorte, tem incentivado a comunidade escolar a participar das atividades culturais desenvolvidas pela fanfarra.

A Fanfarra conta com 80 integrantes, sendo alunos do Colégio, ex alunos e alguns alunos de outras escolas. Tem como coordenadora e coreógrafa a professora Vilma de Oliveira Ceccon Frigatti, como instrutor Wellington José de Souza Junior e como voluntárias as alunas Bruna de Souza Braga e Sabrina Telles Silva. 

A fanfarra participa dos eventos patrióticos e comemorativos no Município de Cianorte e outros Municípios. 

Gostaríamos de agradecer ao Prefeito Municipal Edno Guimarães pelo apoio, incentivo e principalmente pela compra dos uniformes novos para os integrantes da fanfarra e ajuda de custo na manutenção dos instrumentos, sempre valorizando e acreditando na parceria da Prefeitura Municipal com o Colégio Estadual Primo Manfrinato, pois sua dedicação é essencial para que possamos sempre estar participando dos eventos comemorativos de nossa cidade.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito